Como forma de dar mais segurança e conforto para todos os cidadãos que passam pela avenida Presidente Tancredo Neves, no bairro Xangri-lá, na região Nacional, a Prefeitura de Contagem concluiu, neste mês, mais de 90% das obras de recapeamento e sinalização da via. A requalificação do trecho, de cerca de 2 quilômetros, era um desejo antigo da população. Na região, a avenida Xangri-lá também passa por melhoria completa.
Até o momento, mais de 90% da via já foi recapeada e sinalizada. Apenas o trecho entre a rua Quintino Bocaiúva e a avenida Nacional necessita de uma intervenção de drenagem, em função de uma especificidade da região, e está com projeto em análise pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs.
O coordenador do programa de obras da Corporação Andina de Fomento -CAF, banco que financia as intervenções, Dante Nascimento, lembra que a Presidente Tancredo Neves é um importante corredor de ligação entre os bairros Pedra Azul, Nacional e Xangri-lá, e possuía um pavimento em condições degradadas, o que dificultava o tráfego pelo local. Com a ação da Prefeitura, por meio da Semobs, a situação está prestes a mudar.
“As obras facilitarão a movimentação na região, principalmente agora com as intervenções que estão sendo feitas na avenida Xangri-lá. Além disso, as intervenções trarão mais segurança para pedestres e condutores que passarem pelo local”, afirmou Dante.
As obras fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM. A reestruturação da avenida, incluindo as obras de drenagem, está orçada em cerca de R$ 3 milhões. Todas as intervenções, viárias e urbanísticas, devem ser concluídas no início de 2022, em função do período chuvoso que pode atrasar a entrega das obras.
Avenida Xangri-lá
Os 2,4 km da avenida Xangri-lá, que fica no limite entre Contagem e Belo Horizonte, recebem obras de requalificação como fruto de um convênio de cooperação técnica idealizado pela Prefeitura de Contagem em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. A ação conta com aporte financeiro de R$ 2,44 milhões da Prefeitura de Contagem.
A via é um importante corredor, com passagem diária de milhares de caminhões, ônibus, automóveis e motos de diversas localidades. O local passou por várias operações de tapa-buraco, virando uma grande área de remendos irregulares e degradados. As obras devem ser concluídas em três meses.